Câmpus Curitiba - PUCPR

Missão PUCPR

Nunca deixe de fazer perguntas!

A arte de perguntar abre portas para questionar o conhecido e aprender sempre mais. E lembre-se: “Porque sim não é resposta”.

Quem foi criança ou adolescente nos anos 90, no Brasil, certamente vai se lembrar dos momentos fascinantes em frente à televisão, quando o Castelo Rá-Tim-Bum transportava os espectadores para um universo repleto de magia e conhecimento. A telessérie infantojuvenil produzida e exibida pela TV Cultura foi um dos maiores sucessos do audiovisual brasileiro.

Entre as várias atrações educativas do programa, o quadro do Telekid – interpretado por Marcelo Tas – se destacava como um verdadeiro portal de descobertas. Nas cenas com esse personagem, que surgia com o bordão ”Porque sim não é resposta”, crianças e adultos embarcavam em uma jornada de perguntas e explicações, na qual cada dúvida transformava-se em uma oportunidade única de aprendizado.

No ambiente acolhedor e enigmático do Castelo, o Telekid não apenas incentivava a curiosidade, mas também celebrava o ato de perguntar como uma ferramenta essencial para explorar o mundo ao nosso redor. De questões simples sobre o funcionamento das coisas a indagações mais complexas sobre o universo, cada episódio era um convite para desvendar mistérios e expandir os horizontes do conhecimento.

Em primeiro lugar, por que perguntar é tão relevante?

No mundo da busca constante por respostas imediatas e soluções prontas, muitas vezes esquecemos do poder transformador que reside nas perguntas. Questionar não apenas alimenta a curiosidade inata do ser humano, mas também abre portas para novos entendimentos, novas perspectivas e um constante processo de aprendizado.

Nesse sentido, a habilidade de fazer perguntas não se limita a obter informações. Ela também é um chamado à reflexão. Uma ferramenta para desafiar o status quo. Uma chave para desvendar caminhos antes não explorados. Ou melhor, várias chaves.

Por isso, que tal parar um pouco para, ao longo desta leitura, pensar na importância de cultivar o hábito de questionar? Um simples ato que pode enriquecer nossas vidas pessoais e profissionais de maneiras surpreendentes.

A gente faz questão de ensinar a questionar

A PUCPR é uma Universidade à frente do seu tempo que está sempre questionando o modo como as coisas são feitas, para oferecer uma experiência de aprendizagem inovadora, a fim de preparar seus estudantes para os desafios do presente e do futuro.

Essa prática de questionar o conhecido tem a ver com um dos objetivos da Universidade. De desenvolver o pensamento crítico e formar gente que também seja capaz de perguntar e ir além. Isso porque quanto mais questionamos, maiores são as nossas chances de encontrar novas respostas.

Desde 1959, a PUCPR ensina muito mais do que as respostas certas. Desenvolve cada estudante para fazer as perguntas certas. Afinal, dúvidas criam novas ideias, que geram novos comportamentos e fazem todo mundo mudar. Inclusive a PUCPR” (documento Território de Marca, 2020, p. 30).

Perguntas ajudam a imaginar um mundo melhor

Conforme reforça o manifesto da Multiversidade, o compromisso assumido pela instituição é o de provocar o potencial das pessoas para que elas se preparem para conquistar o novo, transformar o desconhecido em conhecimento e impulsionar a construção de um mundo melhor.

A PUCPR está pronta para fazer novas perguntas. E você?