Câmpus Curitiba - PUCPR

Stricto Sensu

Qual é a diferença entre mestrado acadêmico e profissional?

Conheça os tipos de mestrado e qual se encaixa melhor em seus objetivos de carreira

Escolher entre um mestrado acadêmico e um mestrado profissional pode ser um grande passo na trajetória educacional e na carreira de qualquer pessoa. Ambos fazem parte do guarda-chuva da pós-graduação stricto sensu e oferecem oportunidades únicas de aprendizado e crescimento. Mas suas ênfases e objetivos diferem significativamente.

Em seguida, você vai saber mais sobre cada um deles. E, assim, poderá tomar uma decisão informada sobre qual caminho seguir em sua jornada de aprimoramento.

Primeiramente, por que fazer um mestrado?

Cursar um mestrado representa uma escolha pela excelência acadêmica e pelo desenvolvimento profissional e pessoal. Além de aprofundar o conhecimento em uma área específica, o curso proporciona a oportunidade de desenvolver habilidades críticas de questionamento, análise, pesquisa e síntese de informações.

Essa formação avançada não apenas amplia as perspectivas intelectuais do estudante, mas também o prepara para enfrentar desafios complexos em seu campo de atuação. Com a orientação de professores experientes e a troca com os colegas, os estudantes de mestrado têm a chance de explorar novas ideias e contribuir para o avanço do conhecimento. E, consequentemente, elevar suas qualificações para posições de impacto em suas carreiras.

Características do mestrado acadêmico

Em linhas gerais, o mestrado acadêmico tem como foco a pesquisa e a produção de conhecimento teórico. Instiga grandes questionamentos, bem como o aprofundamento de teorias e reflexões de alto impacto.

Esse curso tem tudo a ver com as pessoas que desejam seguir carreira acadêmica. Seja na docência ou em atividades de pesquisa. Ou seja, para quem quer continuar estudando de forma contínua, contribuindo para os avanços da ciência, bem como para a formação de novos pesquisadores e profissionais. Ou ainda para quem tem interesse em ser um multiplicador de conhecimento dentro das organizações.

Características do mestrado profissional

Embora as duas modalidades de mestrado tenham um compromisso com as demandas da sociedade, o tipo profissional está mais voltado para o mercado de trabalho. Isto é, para a aplicação prática do conhecimento em contextos específicos da indústria, dos negócios, da tecnologia, entre outros segmentos.

Dessa forma, é ideal para quem quer impulsionar a carreira e seguir trabalhando em organizações de vários tipos, públicas ou privadas, ou empreender em sua própria empresa. Para quem quer levar os estudos científicos diretamente para a linha de produção, para os momentos de tomada de decisão, para os planejamentos estratégicos, etc. Para quem busca se destacar em meio a uma realidade competitiva.

O que é preciso para cursar um mestrado?

Um mestrado costuma ter duração de dois anos, com carga horária e número de créditos que podem variar de programa para programa.

O mais comum é que o estudante curse as disciplinas de embasamento teórico durante o primeiro ano e se dedique a trabalhar em sua dissertação (trabalho de conclusão) durante o segundo ano. Por isso, antes de mais nada, é importante ter em mente que é uma escolha que exige tempo de dedicação, tanto para as aulas quanto para as leituras, etapas de desenvolvimento da pesquisa e escrita.

Também vale pontuar que, para ingressar em um mestrado, o candidato precisa de conhecimento em ao menos uma língua estrangeira. A depender do programa, esse teste de suficiência pode ser realizado como parte do processo seletivo ou no decorrer do próprio período de mestrado.

Vale citar ainda que, em alguns casos, é possível pular a etapa do mestrado e ingressar direto em um doutorado. Clique aqui para saber a diferença entre um curso e outro.

Mestrado na PUCPR

Na história da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o capítulo da pós-graduação stricto sensu teve início em 1992. Desde 2011, tem especial atenção viabilizada por um projeto de excelência, que envolve uma série de políticas de apoio institucional à pesquisa, com o intuito de internacionalizar os programas e promover tanto a pesquisa transdisciplinar quanto a inovação nas diferentes áreas do conhecimento.

Atualmente, a Multiversidade oferta 16 cursos de mestrado, com opções de mestrado acadêmico e mestrado profissional. Confira as áreas:

-Administração

-Bioética

-Ciência Animal

-Ciências da Saúde

-Direito

-Direitos Humanos e Políticas Públicas

-Educação

-Engenharia Mecânica

-Engenharia de Produção e Sistemas

-Filosofia

-Gestão de Cooperativas e Organizações Complexas e Plurais