Câmpus Curitiba - PUCPR

Esportes

Treino e estudo: como se preparar psicologicamente e se organizar para competições no mundo do esporte

Confira algumas dicas para equilibrar treino físico e mental, principalmente para quem é atleta e estudante ao mesmo tempo

Nos bastidores do emocionante mundo do esporte, o treinamento vai muito além da preparação física e da técnica aprimorada. Encontrar o equilíbrio entre o corpo e a mente é uma peça fundamental para o sucesso nas competições. Seja no âmbito amador, seja na esfera acadêmica ou nas disputas entre atletas de alto rendimento.

Nos próximos parágrafos, você lerá sobre estratégias eficazes para fortalecer a mente e otimizar a rotina, sobretudo para quem concilia a prática esportiva com os estudos universitários. Dicas que podem auxiliar quem quer brilhar tanto nos torneios quanto nas salas de aula.

Lidando com o nervosismo e a autoconfiança no esporte

Nos momentos cruciais, controlar o nervosismo pode fazer toda a diferença entre a vitória e a derrota. Se deixar levar pela ansiedade, por exemplo, pode causar a sensação de peito apertado, reduzir o condicionamento físico e prejudicar as tomadas de decisão. Quem nunca passou por isso?

A partir das experiências no tatame, o portal da Federação Paranaense de Judô aborda também o risco de tentar compensar a ansiedade externalizando um excesso de confiança, que pode até ser confundida com arrogância. Por isso, a recomendação é nunca subestimar o adversário. Afinal, reconhecer que todos têm chances de competir e apresentar o seu melhor faz parte do verdadeiro espírito esportivo.

Como se preparar psicologicamente?

Estudos da psicologia esportiva demonstram os benefícios de adotar estratégias que ajudam a identificar, lidar e até mesmo transformar esse mix de emoções de maneira positiva.

Uma técnica eficaz é a respiração profunda, que ajuda a reduzir a ansiedade e a manter o foco no momento presente. Para utilizá-la, coloque a mão no abdômen, próximo ao umbigo. Em seguida, feche os olhos e preste atenção no fluxo de entrada e saída de ar. Você vai perceber que quando inspira, o diafragma desce, e quando expira, o diafragma sobe. Para focar ainda mais nesse exercício de relaxamento, você pode tentar fazer o movimento contrário: o abdômen subir ao puxar o ar e descer ao soltar.

A visualização mental positiva é outra técnica que pode ser poderosa. Imaginar-se realizando movimentos perfeitos e alcançando os objetivos desejados ajuda a aumentar a confiança e a reduzir o medo do fracasso.

Além disso, sempre que possível, o acompanhamento psicológico com profissionais é recomendado.

É importante levar em consideração que esses aspectos podem ser trabalhados muito antes da competição chegar, como parte dos treinos cotidianos. Inclusive, para auxiliar os atletas a fortalecer uma relação saudável com suas expectativas e resultados.

Organização para treinos e estudos

No caso dos atletas em idade escolar ou universitária, mais um ponto chave é a organização. Elemento essencial não apenas nos treinos e competições, mas também na gestão acadêmica, garantindo que os compromissos não se sobreponham e atrapalhem o desempenho atlético.

Ter uma agenda bem planejada, com espaços delimitados para os treinos e os estudos, respeitando as datas em que um ou outro demanda mais, bem como intervalos de descanso e lazer, ajuda a focar em uma coisa de cada vez. Com atenção plena e qualidade.

Ademais, manter organizados os materiais e ambientes de treino – e de estudo – é um hábito que facilita a concentração e a gestão do tempo.

Competições vindo aí

As Olimpíadas de Paris estão logo ali e, por isso, o esporte já está sendo uma das pautas de destaque nesse segundo semestre de 2024. Difícil não se inspirar com tantas histórias de superação e de dedicação contadas nessa época, não é? E já reparou como a preparação emocional tem sido cada vez mais mencionada entre os atletas e comissões técnicas?

Para os integrantes dos times oficiais da PUCPR, os próximos meses também serão intensos, de preparação para o maior evento de esporte universitário da América Latina. De 8 a 19 de outubro, acontece a 72ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Brasília (DF), com 32 modalidades.

Esporte na PUCPR

O Câmpus da PUCPR em Curitiba possui um complexo esportivo destinado às atividades acadêmicas e de extensão. Nestes espaços são realizadas as atividades da graduação em Educação Física e dos cursos de pós-graduação lato sensu da área esportiva. São oferecidas também atividades de extensão para a comunidade interna (estudantes, Alumni, professores e colaboradores) e externa (público em geral). Além disso, os estudantes podem praticar esportes como forma de lazer ou para treinar para as competições.

Para saber mais e ficar por dentro das novidades, siga @pucpr_esportes no Instagram.