Câmpus Curitiba - PUCPR

PUC Idiomas

Trabalho no exterior: como se preparar para atuar em uma empresa estrangeira

Confira dicas que valem para todas as áreas de atuação, para quem anseia por uma posição de trabalho no exterior, in loco ou de maneira remota

Você já sonhou em trabalhar para uma empresa do exterior? A possibilidade de explorar novos mercados, culturas e oportunidades profissionais está cada vez mais acessível. Com o avanço da tecnologia e a crescente demanda por talentos globais, muitas empresas estrangeiras estão abrindo suas portas para profissionais brasileiros qualificados.

Nas próximas linhas, você vai explorar algumas estratégias e dicas para iniciar sua jornada rumo a uma carreira internacional. Seja por meio do trabalho remoto, seja considerando uma mudança definitiva.

Como aplicar para vagas no exterior?

Assim como se faz para oportunidades no Brasil, é possível se candidatar para vagas no exterior por meio de sites de emprego, LinkedIn, área de busca de talentos nos sites das empresas, contato com recrutadores internacionais, anúncios em grupos, etc.

Mas, antes de mais nada, vale lembrar do básico. Comece incrementando seu currículo, deixando-o sólido para atender às demandas que as empresas precisam preencher. Em seguida, prepare uma versão do seu currículo em inglês ou na língua dos países em que pretende buscar chances de atuação.

E não deixe de se aperfeiçoar no estudo desses idiomas, sobretudo para saber explicar suas experiências e se comunicar sobre sua área de atuação. Afinal, esses serão tópicos fundamentais na entrevista de emprego.

Outro aspecto que merece atenção tem relação com as documentações necessárias para brasileiros trabalharem nesses países. Pesquise o tempo de obtenção de vistos e outras certificações exigidas para sua profissão. Bem como a moeda local, custo de vida e impostos que se aplicam a recebimentos do exterior.

Trabalho presencial ou remoto

Essas dicas valem tanto para atuação presencial quanto para o trabalho remoto, mesmo que o profissional continue morando no Brasil.

Neste último caso, também convém observar o fuso horário e imaginar como seria cumprir um horário alternativo para participar de uma reunião, por exemplo. Por isso, a flexibilidade é uma habilidade tão importante nesse contexto.

Sem dúvida, pesam nessa balança ainda o nível de maturidade profissional, a disciplina e a organização para lidar com responsabilidades à distância e gerenciar o próprio expediente.

Habilidades que abrem portas no Brasil e no exterior

De acordo com a consultoria de recrutamento norte-americana Robert Half, em 2020, as habilidades consideradas essenciais para o mercado de trabalho incluíam:

• 1. Visão de negócio
  • 2. Senso de dono
  • 3. Perfil multidisciplinar
  • 4. Foco em resultados
  • 5. Hands on
  • 6. Bom relacionamento interpessoal
  • 7. Dinamismo
  • 8. Inglês
  • 9. Flexibilidade
  • 10. Boa comunicação

Por um lado, as habilidades técnicas de sua área (hard skills) são fundamentais para executar tarefas específicas e alcançar resultados tangíveis. Por outro, as competências interpessoais e emocionais (soft skills) fazem a diferença para colaboração eficaz, liderança, comunicação e adaptação a mudanças.

É o que mostra a 5ª edição do Observatório Carreiras & Mercado de Trabalho – relatório elaborado pelas equipes do PUC Carreiras e do Programa Alumni da PUCPR, em 2023. O documento apresenta as principais tendências para o mundo do trabalho e também os resultados da Pesquisa de Acompanhamento da Empregabilidade, realizada com mais de 7 mil respondentes, incluindo estudantes da Universidade, egressos e empresas.

De 2022 para 2023, por exemplo, houve um aumento de 26% nas solicitações por habilidades comportamentais dentro do Portal de Carreira, ferramenta importante para fazer a ponte entre as vagas disponibilizadas pelas empresas parceiras e os estudantes da PUCPR.

Hard skills e soft skills

A partir das vagas ofertadas por essas empresas, tem-se um Ranking Geral de Habilidades mais solicitadas nos processos de recrutamento. No Top 5 das hard skills estão: pacote Office, Excel, boa escrita, inglês e Word. Enquanto no Top 5 das soft skills encontram-se: comunicação, organização, comportamento, proatividade e trabalho em equipe.

O levantamento também mostrou que atributos como alto potencial de desenvolvimento e interesse em desenvolvimento contínuo e em formações adicionais são características levadas em consideração no momento do recrutamento. Nesse sentido, o estudo de um segundo ou até mesmo de um terceiro idioma, para além do inglês, pode ser um ponto de destaque no currículo dos candidatos. Principalmente para aqueles que almejam posições de trabalho no exterior.

PUCPR Idiomas

Com o intuito de auxiliar as pessoas na busca por melhores oportunidades profissionais e na conquista de objetivos pessoais de desenvolvimento, a PUCPR oferta cursos de língua e conversação para o público em geral, estudantes da Universidade e empresas parceiras.

São oito idiomas para explorar multipossibilidades: alemão, espanhol, francês, grego, inglês, italiano, japonês e libras. Tudo isso com a flexibilidade das aulas no formato online ao vivo ou na modalidade presencial.

Além disso, a Universidade aplica testes de suficiência, possui formações específicas para estudantes que farão intercâmbio em instituições de ensino parceiras e realiza o serviço de tradução.

A saber, o PUCPR Idiomas está localizado no andar térreo do Bloco Amarelo do Câmpus Curitiba (Rua Imaculada Conceição, 1155). O atendimento para matrículas e esclarecimento de dúvidas ocorre de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h, e no sábado, das 8h às 12h. Você também pode entrar em contato pelo e-mail [email protected], pelo telefone (41) 3271-2583 ou pelo WhatsApp (41) 99927-0087.

>>> Saiba mais sobre as opções do PUCPR Idiomas e inscreva-se no curso que tem a ver com seus sonhos para o presente e o futuro.