Câmpus Curitiba - PUCPR

PUC Carreiras

Tendência: quais são as 10 habilidades que vão moldar o mercado de trabalho até 2027

Confira quais serão as habilidades profissionais mais desejadas dessa década, para acompanhar as transformações no mercado de trabalho.

Você já parou para pensar como será o mercado de trabalho daqui a alguns anos? Não é novidade dizer que transformações velozes continuarão acontecendo. Seja por inovações tecnológicas, seja por mudanças sociais, ambientais ou de governança. Então, independentemente da área de formação, como se preparar para ser um profissional relevante?

Assim como a tecnologia, nossas habilidades estão em constante evolução, especialmente no cenário pós-pandemia. Conforme a inteligência artificial introduz um conjunto inteiramente novo de funções, o mercado de trabalho passa a exigir novas habilidades para a manutenção de empregos existentes e para a adaptação às novas demandas.

Diante desse cenário, a edição de 2023 do Observatório Carreiras & Mercado de Trabalho – relatório elaborado pelas equipes do PUC Carreiras e do Programa Alumni – elenca as 10 principais habilidades que farão a diferença na esfera profissional até 2027. Essa lista é resultado de levantamentos de tendências publicados pela consultoria de recrutamento norte-americana Robert Half, pelo Fórum Econômico Mundial, pela consultoria de gestão Falconi e pela revista Exame.

Em seguida, você vai conferir quais são essas habilidades. Informações valiosas tanto para quem está na reta inicial de uma graduação quanto para quem já está atuando profissionalmente e deseja traçar um plano de crescimento.

Habilidades que vão moldar o mercado de trabalho nos próximos anos

1. Motivação e autoconhecimento – É se conhecer profundamente: seus desejos, medos, limites, pontos fortes e outros a desenvolver.
  1. Alfabetização tecnológica – Usar a tecnologia no dia a dia profissional e se adaptar rapidamente a essas mudanças.
  1. Pensamento analítico – Habilidade de analisar informações, dados e cenários.
  1. Curiosidade e aprendizagem ao longo da vida – Busca pelo aprendizado constante.
  1. Gestão de talentos – Habilidade de gerenciamento.
  1. Pensamento sistêmico – É a visão estratégica, a capacidade de entender a empresa de forma integral.
  2. IA e Big Data – Capacidade de utilizá-las para otimizar e automatizar a rotina de trabalho. Representa uma ferramenta importante para a tomada de decisões estratégicas.
  3. Orientação para servir e atendimento ao cliente – Capacidade de manter o cliente no centro de todos os processos da empresa.
  1. Resiliência, flexibilidade e agilidade – Capacidade de se adaptar rapidamente a novos cenários.
  1. Pensamento criativo – Habilidade de imaginar, inventar e criar.

Em suma, as habilidades em destaque neste texto são mais do que tendências passageiras: elas são a base para o futuro do mercado de trabalho. Preparar-se para essas demandas não só aumenta suas chances de sucesso, mas também o posiciona como um líder nesse contexto profissional.

Combinação de habilidades técnicas e interpessoais

Reparou que nenhuma habilidade da lista vem sozinha? Isso porque, cada vez mais, amadurece a ideia de combinação de competências. Bem como de pontos de vista mais plurais. Uma coisa puxa a outra, não é?

Outro aspecto abordado pelo documento feito pela PUCPR é que, para além dos conhecimentos técnicos (hard skills), as habilidades interpessoais e emocionais (soft skills) também são fundamentais para o sucesso profissional. Afinal, são elas que vão facilitar o dia a dia de times de trabalho, a colaboração entre profissionais, a comunicação de ideias e combinados, etc.

O que fazer com essas informações?

Por fim, o relatório elaborado pela Universidade apresenta três frentes principais de atuação para quem quer alavancar a carreira, levando em consideração as tendências.

1. Buscar autoconhecimento para compreender emoções, valores e habilidades pessoais.
  2. Construção e manutenção de uma rede de relacionamentos, com conexões estratégicas para o crescimento profissional.
  3. Planejamento de carreira para alcançar objetivos a curto e longo prazo, desenvolvimento de habilidades e busca de oportunidades alinhadas a essas metas.

Ao investir no desenvolvimento de suas habilidades e abraçar as mudanças com uma atitude positiva, você estará mais preparado para o que está por vir. Além disso, essa postura aumenta suas chances de se posicionar como um protagonista desse novo tempo.