Câmpus Curitiba - PUCPR

Cultural

Cultura e educação: como esses dois pilares contribuem para nossa formação

Saiba mais sobre o papel da cultura como aliada da educação. Uma combinação que ajuda a formar pessoas com visão plural.

Quando pensamos em educação, é comum imaginar salas de aula, livros didáticos e diplomas acadêmicos. No entanto, há um aspecto igualmente vital e muitas vezes subestimado que desempenha um papel fundamental no nosso aprendizado e desenvolvimento: a vivência cultural.

Em um mundo no qual a educação formal frequentemente é vista como a principal ferramenta para o sucesso, é crucial reconhecer que a cultura, em seu sentido mais amplo, é uma força poderosa que influencia nossas percepções, valores e habilidades.

Nos próximos parágrafos, você vai encontrar uma reflexão sobre como a cultura influencia tanto a formação acadêmica quanto o crescimento pessoal e coletivo. E compreender por que a cultura não deve ser vista apenas como um complemento à educação, mas sim como um pilar essencial que contribui para um aprendizado mais completo e enriquecedor. Sobretudo na esfera universitária.

Primeiramente, o que queremos dizer com “cultura”…

Cultura é um conceito amplo e multifacetado. Em linhas gerais, engloba o conjunto de práticas, crenças, valores, tradições e expressões que caracterizam um grupo social ou uma sociedade ao longo do tempo.

Em essência, a cultura está relacionada com a maneira como os seres humanos interpretam o mundo e constroem significados coletivos por meio de suas interações e experiências. Isso se manifesta em diversos aspectos da vida cotidiana, incluindo a linguagem, a arte, a culinária, a religião, os rituais, as normas sociais, etc.

Mas vale lembrar que a cultura não é estática. Ela está em constante movimento, se adapta e reflete as mudanças na sociedade.

Manifestações artísticas como fontes de aprendizados

As manifestações artísticas (como literatura, música, pintura, teatro, dança e audiovisual) são exemplos de representações culturais e oferecem ricas oportunidades de aprendizado. Elas não apenas podem refletir valores, preocupações e expressões de uma época ou comunidade, mas também servem como documentos vivos da história e da identidade cultural.

Na interação com obras de arte e performances, por exemplo, podemos acessar diferentes perspectivas. Compreender emoções e narrativas de diferentes períodos e públicos. Nos sensibilizar a respeito de variados temas. Desenvolver um olhar empático para uma realidade que não conhecíamos anteriormente. Em suma, sentir e aprender – ainda que, por vezes, não seja possível colocar em palavras.

Importância de ter repertório

Compreender e apreciar diferentes formas de arte, literatura, música e história não só melhora nossa capacidade de nos conectar com diferentes pessoas, mas também nos capacita a abordar problemas de maneiras inovadoras e a colaborar de maneira mais eficiente em ambientes diversos.

Em suma, um bom repertório cultural é um ativo precioso que enriquece nossa vida pessoal e profissional. Que nos ajuda a sermos pessoas mais abertas, informadas e competentes. Que colabora na aquisição de habilidades valiosas, como criatividade, adaptabilidade e comunicação eficaz, que são altamente apreciadas em qualquer carreira.

Atualmente, mesmo nas atividades que contam com o auxílio da inteligência artificial, ter essa bagagem ainda faz toda a diferença. Ou seja, a ideia humana que está por trás das ferramentas tecnológicas. O repertório cultural, de conhecimentos e experiências que pode multiplicar as possibilidades proporcionadas pela IA. Que permite imaginar, criar conexões.

Vivencie cultura na PUCPR

A PUCPR acredita que a cultura faz parte da formação integral de seus estudantes. Por isso, proporciona experiências nas mais variadas expressões artísticas. Conheça alguns grupos culturais da Multiversidade e veja como participar:

Sem dúvida, esses diferentes núcleos artísticos tornam a Universidade um ambiente ainda mais vibrante e plural. Com artes para variados gostos, além de oportunidades de entretenimento e aprendizado.

A comunidade acadêmica pode, ainda, aproveitar uma trilha cultural chamada de Caminho das Artes. E as exposições organizadas pelo Centro Cultural Museu Universitário da PUCPR, aberto à visitação para quem passa pelo Câmpus Curitiba.

Além disso, a cada ano, a agenda cultural de cada câmpus também é repleta de eventos que convidam estudantes, professores e colaboradores a apreciarem e vivenciarem ativamente a cultura.