Câmpus Curitiba - PUCPR

PUC Idiomas

Mito ou verdade: é possível aprender um idioma em 6 meses?

Conheça duas modalidades de curso de idioma (regular e intensivo) e suas características, para fazer uma boa escolha

Você já se pegou pensando se é possível aprender um novo idioma em um curto espaço de tempo? Essa é uma pergunta comum para quem deseja se aventurar no mundo das línguas, mas está receoso com a ideia de enfrentar um desafio tão grande.

A boa notícia é que, com a abordagem certa, é possível sim fazer progressos significativos em um novo idioma em apenas seis meses. No entanto, para alcançar esse objetivo, é fundamental entender o que está envolvido nesse processo e quais são as estratégias mais eficazes para otimizar o aprendizado. E, claro, estar bem acompanhado por professores qualificados.

Em seguida, você ficará por dentro de duas modalidades de curso de idiomas que podem ajudar a transformar essa meta em realidade.

Curso de idioma regular

Optar por um curso de idiomas regular durante um semestre oferece uma série de vantagens para sua jornada rumo à fluência. Ao se comprometer com um programa estruturado, você tem a oportunidade de construir uma base sólida e consistente de conhecimento – algo que é mais difícil de alcançar com métodos de aprendizado esporádicos ou autodidatas, por exemplo.

Um curso regular proporciona uma abordagem sistemática que inclui aulas frequentes, feedback contínuo dos professores e um currículo bem planejado. Além disso, o ambiente de sala de aula (seja presencial ou virtual) cria oportunidades para a prática interativa com colegas a partir de situações reais de comunicação, que são fundamentais para desenvolver habilidades de conversação e compreensão.

Todos esses aspectos combinados permitem um progresso constante e gradual. E, por isso, tornam o curso regular uma boa pedida para quem quer incorporar o estudo da língua em sua rotina, conciliando com outros estudos, trabalho e atividades.

Curso de idioma intensivo

Por outro lado, se você tem um objetivo específico (como viajar ou trabalhar no exterior) e um prazo mais apertado, um curso de idioma intensivo pode ser a solução. Ou então se você quer aproveitar um período de férias, por exemplo, para mergulhar a fundo no estudo e avançar mais rápido de um nível para outro de proficiência.

Como o próprio nome já diz, a principal vantagem desse tipo de programa é a intensa imersão que ele oferece. Com um cronograma robusto e concentrado, que muitas vezes inclui aulas diárias, você se envolve com o idioma de maneira profunda e contínua. E isso acelera seu processo de aprendizagem.

Em um curso intensivo, você não só adquire vocabulário e gramática de forma mais rápida, mas também desenvolve habilidades práticas, como conversação e compreensão auditiva, por meio de atividades variadas e frequentes.

A alta carga horária e a abordagem dinâmica desses cursos promovem uma prática significativa que cria um ambiente ideal para absorver e usar o idioma em contextos reais. Além disso, a imersão ajuda a manter o foco e a motivação, permitindo que você veja resultados tangíveis em um curto espaço de tempo. Em algumas semanas ou um mês.

Enriquecimento pessoal e profissional

Conseguir se comunicar em outro idioma é uma habilidade que traz vantagens tanto para a vivência de experiências pessoais – viagens, conhecer pessoas de outros lugares, ampliar a compreensão de filmes, séries, músicas, etc. – quanto para o currículo profissional.

De acordo com Jéssika Haiducki, alumni da graduação em Arquitetura e Urbanismo, o incentivo à conversação e à diversificação de vocabulários foi um dos pontos fortes do curso de Francês que ela realizou no PUCPR Idiomas. Conhecimentos que fazem a diferença em seu dia a dia, desde que passou a trabalhar em uma multinacional francesa. Confira o depoimento dela aqui.

Aprenda no tempo que você precisa com o PUCPR Idiomas

Ficou interessado em começar a estudar algo novo ou retomar os aprendizados de onde parou? O PUCPR Idiomas oferta cursos de língua e conversação para o público em geral, estudantes da Universidade e empresas parceiras.

Explore novos idiomas com a qualidade de ensino PUCPR, em cursos regulares ou intensivos. Com aulas tanto no formato online quanto na modalidade presencial.

São oito opções para aproveitar multipossibilidades: Alemão, Espanhol, Francês, Grego, Inglês, Italiano, Japonês e Libras. Aproveite os últimos dias de inscrição para os cursos do segundo semestre, consulte o prazo de inscrição aqui.

>>> Saiba mais sobre o PUCPR Idiomas e inscreva-se no curso que mais tem a ver com você.

Para mais informações, você pode entrar em contato pelo e-mail [email protected], pelo telefone (41) 3271-2583 ou pelo WhatsApp (41) 99927-0087.