Câmpus Curitiba - PUCPR

Coffee Break

Navegando entre o que foi planejado e as mudanças constantes: como manter o equilíbrio

Preservar uma rotina que fornece estabilidade ao cotidiano sem perder a espontaneidade e a flexibilidade demandada pelas mudanças é um exercício para a vida toda

Quem nunca alimentou uma frustração por algo ter saído diferente do planejado, não é mesmo? Nem sempre a vida é uma sequência lógica de causa e efeito. Ou melhor dizendo, de planejamento e resultado. E, de certa forma, ainda bem que não é tão previsível assim.

Se parar para pensar por alguns minutos, decerto você lembrará de alguma história divertida ou emocionante que começou com algo totalmente inesperado. Algo que quebrou a rotina, que bagunçou o andar corriqueiro de um dia e acabou se tornando uma memória marcante justamente porque “desviou” o olhar dos envolvidos para o novo. Para o surpreendente. Um momento único de apreciação da vida.

Em um mundo no qual a constância compete com a imprevisibilidade, encontrar o equilíbrio entre uma vida planejada e as surpresas que ela reserva pode parecer uma tarefa desafiadora. De um lado, a estrutura e a rotina oferecem segurança e direção. Do outro, a flexibilidade abre portas para novas oportunidades e experiências.

Como, então, conciliar esses dois aspectos aparentemente contraditórios?

Pausa para um café e algumas reflexões

De acordo com Talita Veloso, psicóloga clínica e professora do curso de graduação em Psicologia da PUCPR, o ponto de equilíbrio está naquilo que faz sentido para a sua vida. Bem como para o seu processo identitário, de compreender quem você é e o que importa para sua existência.

Ela fala sobre isso no primeiro videocast do Coffee Break – material produzido pela PUCPR e apresentado por Marina Prata, com o intuito de compartilhar pensamentos inspiradores sobre assuntos diversos que perpassam o dia a dia. O episódio intitulado “Como lidar com as mudanças?” inaugura uma série temática sobre transformações. Seja no trabalho, seja na família, nos estudos, nos relacionamentos, na sociedade… Ou seja, mudanças que nos cercam.

O bate-papo conta também com a participação de Fernando Kanarski, profissional de marketing e nômade digital, que incorporou a mudança ao seu estilo de vida. Apesar de ser, em sua própria opinião, um “nômade conservador”, que gosta de planejamento e rotina, ele se jogou de cabeça na experiência de morar em diferentes lugares do mundo e conta tudo sobre isso ao longo do episódio.

Em suma, os convidados exploram como é possível navegar entre a necessidade de planejamento e a valorização da mudança, criando uma harmonia que enriquece tanto a jornada pessoal quanto a profissional.

Confira a conversa completa:

Excesso de planejamento pode ser um ponto de atenção

Ao longo da conversa, a professora também convida os espectadores a refletirem sobre o excesso de planejamento sem ação. E a respeito da ilusão do controle e baixa tolerância à frustração. Já parou para pensar que uma agenda cheia pode engessar a pessoa e gerar uma grande resistência à mudança?

“Às vezes, o excesso de planejamento vai esgotar completamente a criatividade, porque a criatividade é espontânea”, alerta Talita. Em outras palavras, a espontaneidade precisa de espaço mental. 

Mudar faz parte da vida

Além do mais, vale lembrar que as mudanças não são trazidas apenas por fatores externos, mas também por processos de amadurecimento e autoconhecimento que estimulam os indivíduos a recalcular a rota. A rever resultados e suas próprias metas.

“Hoje, a gente não tem apenas um projeto de vida, inclusive de família, de relações com o trabalho. A gente tem mais possibilidades”, enfatiza Talita. A grande questão é entrar com profundidade nessas escolhas.

Fernando Kanarski acredita que pessoas são estimuladas a mudar o tempo todo, mas só devem fazer isso se fizer sentido para elas, e não para seguir algum tipo de modismo. Isto é, não se deixar levar por comparações.

Coffee Break: para ver e ouvir quando quiser

Já conhecia o Coffee Break? É um podcast que trata de atualidades e comportamento e que também passou por uma mudança em 2023, incorporando o formato de videocast. Cada bate-papo conta com contribuições de professores, pesquisadores, especialistas e expoentes do mercado que visitam a Multiversidade para compartilhar conhecimento.

Neste link, você confere a playlist dos episódios mais recentes, gravados em vídeo. Além disso, você pode acessar as temporadas anteriores, somente em áudio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *