É possível fazer um curso de medicina nos Estados Unidos pelo American Academy health da PUCPR.
O American Academy é uma parceria da Pontifícia Universidade Católica do Paraná com a Kent State University de Ohio. O programa oferece um curso de graduação internacional que segue o modelo norte-americano de ensino superior, o Liberal Arts Education. Para os estudantes com interesse em um curso de Medicina nos Estados Unidos, as instituições oferecem o American Academy Health, que combina as disciplinas de estudos gerais com matérias voltadas para a área de saúde.
Depois de dois anos o aluno se forma em um Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e obtém o Associate of Science Degree da Kent State University (que chancela um diferencial na sua formação humanista e internacional) e pode continuar seus estudos no curso de Medicina na PUCPR e cursar uma pós-graduação em Medicina nos Estados Unidos na Kent State University.
Como estudar Medicina na PUCPR via American Academy?
Como qualquer curso de graduação, é necessário ter concluído o Ensino Médio e ser aprovado no processo seletivo. O American Academy Health exige aprovação no vestibular, além do processo seletivo específico que inclui análise de documentos e entrevista.
O aluno do American Academy também precisa ter um nível de inglês intermediário alto ou avançado, que será avaliado em testes de proficiência no processo seletivo, pois todas as aulas do modelo Liberal Arts são em inglês e os professores da Kent State University não falam português.
O American Academy Health possibilita o ingresso no curso de Medicina na PUCPR após terminar os dois anos iniciais de Liberal Arts Education combinados a disciplinas da área de Saúde da PUCPR. Por isso, a carga horária do curso é maior nos turnos da manhã e tarde.
As inscrições para o processo seletivo do American Academy Health são realizadas com o vestibular de Medicina da PUCPR (normalmente em maio e outubro).
É mais fácil entrar no curso de Medicina da PUCPR via American Academy?
O American Academy Health (AAH) na PUCPR não é uma escolha mais fácil para ingressar em Medicina, é uma escolha diferente.
O curso oferece um caminho de preparação de dois anos que não apenas orienta o estudante na direção de uma carreira na Medicina, mas também o envolve profundamente no mundo da saúde, por meio de uma variedade de disciplinas e da interação com profissionais e participar de visitas técnicas em ambientes reais e simulados.
Ao longo desse período, o estudante adquire conhecimento e constrói compreensão e empatia pelas necessidades das pessoas. São dois anos de comprometimento e determinação, pois o estudante é aluno de duas universidades, tem aulas em inglês com professores da Kent State University e aulas em português com professores da Escola de Medicina e Ciências da Vida.
Ao final de cada semestre, o estudante enfrenta uma prova de conhecimentos acumulativos, os Admission Test for Medical School PUCPR (ATMS), no qual precisa atingir uma pontuação mínima para continuar seguindo seu sonho de ingressar no curso de Medicina da PUCPR.
“Não é apenas sobre realizar as provas para ser classificado para as vagas e concluir com sucesso todos os requisitos para completar o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e o Associate of Science Degree – é sobre se tornar uma pessoa mais completa e preparada para uma carreira na Medicina. Essa é a essência do American Academy Health”, explica a coordenadora acadêmica Silvana Taschek Hastreiter.
Quais as principais diferenças entre o curso de Medicina no Brasil e nos EUA?
O curso de Medicina nos EUA é uma pós-graduação, ou seja, estudantes que desejam ingressar em uma escola de Medicina nos EUA geralmente concluem um curso de graduação em uma área relacionada à saúde, como Biologia, Química ou Psicologia (PreMed).
Depois disso, é preciso realizar o MCAT (Medical College Admission Test), um exame nacional que avalia o conhecimento e as habilidades necessárias para a Medicina. Os candidatos aplicam para escolas de Medicina nos EUA com base em suas notas do MCAT e outras qualificações acadêmicas. A competição é alta, e o processo seletivo é rigoroso.
No Brasil, a formação em Medicina se dá na graduação, o que antecipa a habilitação para atuação profissional. O egresso de Medicina no Brasil que almeja uma formação internacional pode optar para realizá-la na etapa de residência — após concluir seu curso de graduação.
Para médicos formados no exterior, o processo para praticar Medicina nos EUA envolve a realização do USMLE (United States Medical Licensing Examination) e a busca de uma vaga de residência em um hospital nos EUA.
A formação internacional e a experiência acadêmica fornecidas pelo American Academy Health preparam os estudantes de forma abrangente e robusta para buscar oportunidades de prática médica nos Estados Unidos, fortalecendo seus currículos, para se destacarem em um campo altamente competitivo.
O American Academy Health é reconhecido como curso superior no Brasil?
O American Academy Health é reconhecido no MEC como curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, e o estudante, cumprindo todos os componentes curriculares, receberá o diploma do curso.
Saiba mais sobre o American Academy Health e garanta uma formação internacional e interdisciplinar na área de saúde.