A Dupla Diplomação permite obter diplomas em duas instituições diferentes no mesmo curso e todo estudante que se gradua no exterior se pergunta: “como funciona a dupla diplomação?” ao terminar a graduação e planejar o retorno para o Brasil. Isso acontece porque algumas profissões exigem diplomas nacionais ou reconhecidos pela legislação brasileira.
Nesse artigo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a Dupla Diplomação para que você possa planejar os próximos passos da sua carreira.
O que é a Dupla Diplomação?
Primeiramente precisamos entender o que é a Dupla Diplomação. A Dupla Diplomação é a diplomação em duas instituições diferentes no mesmo curso. Normalmente envolve uma instituição de ensino no Brasil e uma estrangeira, permitindo ao estudante obter dois diplomas no mesmo curso, em instituições diferentes. Isso facilita a entrada no mercado profissional, principalmente em áreas que exigem diploma nacional ou validado no Brasil.
Como é o processo de Dupla Diplomação?
O processo de dupla diplomação no American Academy ocorre com o aproveitamento de créditos cursados no primeiro e segundo ciclo na Kent State University, mas isso não precisa ocorrer somente após a finalização da graduação internacional. O estudante do American Academy pode planejar seus estudos antes mesmo de ir para a Kent State University, cursando disciplinas eletivas que favoreçam esse aproveitamento de créditos e também pode planejar seu roadmap em Kent de um modo que as áreas de concentração (minors e eletivas) possam ser escolhidas para obter o máximo aproveitamento na compatibilização dos currículos.
Leia também: Como funciona a graduação internacional da PUCPR com a KSU?
A dupla diplomação automática é muito difícil devido às diferenças de exigências formativas entre o Brasil e os EUA e às exigências de conselhos e órgãos reguladores em algumas profissões, mas com esse planejamento prévio, as condições de aproveitamento e de redução do tempo para obtenção da dupla diplomação podem ser muito mais satisfatórias. Assim, se é do seu interesse uma dupla diplomação ou uma nova graduação no retorno, o Student Success da PUCPR é o lugar certo para começar o seu planejamento.
O que preciso fazer para obter a Dupla Diplomação no American Academy?
O processo para a dupla diplomação é bem simples. Ao terminar o seu major na KSU, basta dar entrada no processo, por protocolo, anexando o transcript e solicitando o estudo de aproveitamento de créditos. Os passos seguintes são orientados pela equipe do Student Success que vai apresentar o plano de estudos, se houver, e as orientações para a matrícula.
Em quanto tempo eu consigo uma Dupla Diplomação?
O tempo para obtenção da dupla diplomação vai depender muito do curso, da compatibilidade formativa entre o Brasil e os EUA na área e das exigências reguladoras.
Existem situações em que é possível obter a dupla diplomação com apenas mais um semestre de curso, outras situações pode levar mais tempo, como é o caso do curso de Arquitetura e Psicologia, que podem variar de três até cinco semestres, mas ainda há situações em que, dependendo do planejamento feito pelo estudante, não é necessário completar o curso no retorno.
Para quais cursos a Dupla Diplomação é exigida no Brasil?
O estudante que se forma em um curso nos EUA e deseja retornar ao Brasil para atuar profissionalmente precisa saber:
-se na sua profissão é exigida a diplomação para atuar na área;
-se essa diplomação precisa ser feita no Brasil ou com diploma validado no Brasil;
-se existem exigências de conteúdo ou créditos específicos de formação para o profissional estar habilitado para a profissão e se essas exigências fizeram parte da sua formação no exterior.
Algumas profissões são regulamentadas no Brasil, isto é, possuem conselhos e órgãos regulamentadores que determinam as regras de atuação na profissão e que, além de exigirem especificidades de conteúdos e créditos, provas de proficiência e condições específicas de formação, normalmente exigem que o exercício da profissão seja feito por profissional formado no Brasil ou com diploma estrangeiro reconhecido nos trâmites da lei.
Os cursos que exigem diplomas reconhecidos ou formação no Brasil são: Arquitetura, Medicina, Psicologia, Contabilidade, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Elétrica e Mecatrônica, Agronomia, Farmácia, Veterinária, Enfermagem, Odontologia, entre outros.
Por outro lado, existem profissões do futuro no Brasil que não possuem uma regulamentação específica que limite a habilitação profissional para profissionais formados no Brasil ou com o diploma estrangeiro reconhecido, bastando possuir um diploma de nível superior em qualquer área.
Nessas áreas, as competências profissionais exigidas podem ter sido formadas no Brasil e no exterior e o que conta mais para o mercado de trabalho são as experiências pessoais e profissionais, as pós-graduações realizadas e outras formas de desenvolvimento profissional. Para essas profissões a dupla diplomação não seria uma obrigatoriedade. Nesse caso, o aluno do American Academy poderia aproveitar o diploma nacional ou internacional e buscar novas graduações ou cursos de pós-graduação ao invés da dupla diplomação.
Quais são as formas de validação do meu diploma estrangeiro?
Se a sua área profissional exige um diploma brasileiro para atuação no mercado de trabalho e realizar a Dupla Diplomação não for uma opção, a alternativa é a busca do reconhecimento do diploma estrangeiro.
Esse reconhecimento é um processo feito no Brasil por universidades federais que possuam o mesmo curso, e passa por um processo de avaliação e reconhecimento que dura de um a dois anos, mas pode levar mais tempo, dependendo do curso e da disponibilidade de vagas para o processo. Isso porque as universidades possuem limite de reconhecimento de diplomas por ano e, dependendo da demanda, o tempo de avaliação é somado ao tempo de espera para conseguir entrar com o processo. Os custos podem variar bastante, dependendo da área, de R$ 1000,00 a R$ 4000,00 em documentos e taxas.
Já que meu curso não exige Dupla Diplomação, posso fazer outra graduação?
Sim. O estudante American Academy pode aproveitar os estudos realizados no primeiro e no segundo ciclo para uma nova graduação, permitindo obter um diploma em outra área com um tempo de formação reduzido. Por exemplo, você pode cursar um major em Visual Merchandising e, ao retornar ao Brasil, cursar na PUCPR Marketing, Design ou Jogos Digitais, aproveitando créditos e reduzindo o tempo dessa segunda formação. Com isso, é possível ter, além de uma formação estrangeira em uma área, obter outra formação no Brasil em outra área de seu interesse que, pode tanto vir complementar sua formação, como propiciar outros interesses.
Optei por fazer o segundo ciclo na PUCPR e após terminado decidi que queria fazer um major na KSU. Eu ainda posso? Isso será considerado uma dupla diplomação?
Existe a opção de, mesmo após finalizar o segundo ciclo na PUCPR, realizar um major na Kent State University e não precisa ser no mesmo curso que estava cursando na universidade brasileira.
Caso opte pelo mesmo curso, isso pode ser entendido como uma dupla diplomação, mas infelizmente os créditos cursados na PUCPR não possuem aproveitamento direto na KSU. É preciso entrar com uma solicitação de dispensa e se submeter à regulamentação de lá, não havendo garantia de aproveitamento do que já foi cursado no Brasil. Por isso, quando houver o interesse no aproveitamento de créditos entre cursos, o ideal é fazer antes a KSU e depois o curso na PUCPR.
Comece já o seu planejamento para a dupla diplomação e se tiver dúvidas, agende uma conversa conosco pelo e-mail!