No agitado cenário contemporâneo, em que desafios socioambientais demandam soluções inovadoras e urgentes, a intersecção entre educação e prática ganha relevância ímpar. Na PUCPR espaços de aprendizado como a sala de aula se transformam em laboratórios de ideias, onde o conhecimento é aplicado em projetos concretos com potencial de impacto real. Um exemplo disso foi a atividade realizada pelos alunos do curso de Administração da PUCPR, na disciplina de Gestão de Projetos.
Em uma sala com 25 alunos, os estudantes participaram de um processo colaborativo e estruturado conhecido como Design Sprint. O desafio proposto era nobre: desenvolver um aplicativo para auxiliar o Rio Grande do Sul a enfrentar os recorrentes desafios decorrentes de fortes chuvas e enchentes, fenômenos climáticos que assolam a região. O nome do aplicativo proposto foi #SOSRS.
A metodologia do Design Sprint proporcionou um ambiente propício à geração e seleção de ideias inovadoras em um curto espaço de tempo. Durante a aula os alunos, munidos de post-its coloridos e muita inspiração, mergulharam nas nuances do problema, explorando diferentes perspectivas e propondo soluções audaciosas.
O resultado foi surpreendente. Dezenas de ideias promissoras emergiram do processo, refletindo o comprometimento e o engajamento dos participantes. Foram propostas soluções voltadas para comunicação, apoio psicológico, orações diárias, produtos que podem ser doados, identificação de pontos que demandam doações, divulgação de pessoas e pets desaparecidos, dentre outros.
Contudo, seguindo os preceitos da metodologia, apenas as ideias com maiores pontuações dos estudantes foram selecionadas para avançar à próxima fase: a prototipagem.
Essa experiência não apenas permitiu aos alunos aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula, mas também cultivou habilidades essenciais para sua formação profissional. No curso de Administração da PUCPR, o foco em competências práticas e multidisciplinares prepara os estudantes para os desafios dinâmicos do mercado, capacitando-os a liderar projetos complexos e inovadores.
A iniciativa liderada pela professora da disciplina, Prof. Fernanda Frankenberger, não apenas exemplifica o compromisso da universidade com a formação de profissionais engajados e criativos, mas também evidencia o potencial transformador da educação quando aliada à prática. Por meio de atividades como essa, os alunos não apenas se tornam agentes de mudança, mas também protagonistas de um futuro mais sustentável e resiliente.