O LEGO® é uma ferramenta valiosa na gestão ágil de projetos, proporciona uma abordagem inovadora e interativa para a comunicação, colaboração, e solução de problemas e desenvolvimento de projetos. Ao integrar essa metodologia, as equipes/estudantes podem melhorar significativamente seu desempenho e alcançar resultados mais eficazes e criativos.
O uso de LEGO® permite que os estudantes ou membros da equipe visualizem e compartilhem suas ideias de forma tangível, o que melhora a compreensão mútua e a comunicação. A manipulação dos blocos LEGO® estimula o pensamento criativo e a inovação, permitindo que os estudantes ou a equipe explore novas soluções para problemas complexos. Assim, abordagem lúdica de LEGO® aplicada na Gestão Ágil de Projetos torna o processo de planejamento e discussão mais divertido e envolvente, aumentando a motivação de todos.
Scrum é um framework para gestão e planejamento de projetos.
A aplicação do Scrum por meio de LEGO® possibilita a vivência para compreender e utilizar todo o desenvolvimento do projeto. Está dinâmica permeia conceitos de sprint, product backlog, reuniões diárias, reuniões de planejamento, revisão e retrospectiva e os papéis das partes interessadas no projeto Product Owner, Scrum Master e Time de Desenvolvimento.
No Scrum, os projetos são divididos em ciclos chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que são chamadas de Sprints no caso do Scrum.
As funcionalidades a serem implementadas em um projeto são mantidas em uma lista que é conhecida como Product Backlog. No início de cada Sprint, faz-se um Sprint Planning Meeting, ou seja, uma reunião de planejamento na qual o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as atividades que ela será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia. As tarefas alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog.
A cada dia de uma Sprint, a equipe faz uma breve reunião (normalmente de manhã), chamada Daily Scrum. O objetivo é disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho do dia que se inicia.
Ao final de um Sprint, a equipe apresenta as funcionalidades implementadas em uma Sprint Review Meeting. Finalmente, faz-se uma Sprint Retrospective e a equipe parte para o planejamento do próximo Sprint, assim reinicia-se o ciclo. Tenha esta experiência no curso de Administração da PUCPR!
Aula ministrada pelo Prof Dr. Maxiliano Ribeiro.
Ficou curioso(a)? Assista ao vídeo aqui!