Administração - Escola de Negócios | PUCPR

Aula fora da sala

I.A. na Escola de Negócios

No último dia 17 de abril ocorreu o evento Café e Conversa: IA para Negócios, primeira iniciativa do recém criado Grupo de Pesquisa em Inovação e Transformação Digital. Sob a organização dos professores Wesley Marcos de Almeida, Carlos Olavo Quandt e Juliana Conceição Noschang da Costa, o evento se mostrou uma rica oportunidade para discussão e troca sobre as, cada vez mais, estreitas relações entre as tecnologias baseadas em Inteligência Artificial e o ambiente organizacional.
A primeira parte do evento contou com uma explanação do prof. Wesley M Almeida sobre a evolução histórica e técnica da IA, desde sua base na década de 30, passando pelas aplicações estatísticas de aprendizagem profunda, modelo tradicionais de aprendizagem de máquina, chegando a inclusão de PLN e, por fim, ao que entendemos hoje como LLM (ou IA Generativa).
Em seguida, os participantes foram envolvidos no levantamento da história recente das LLMs (desde 2020), chegando a aplicações práticas em empresas e produtos que permeiam nosso dia a dia.
Desta discussão surgiu a preocupação em como as mudanças tecnológicas, sociais e organizacionais recentes tem impactado nossas práticas em sala de aula. Como as recentes mudanças impactam em nossas posturas como professores? Como impactam nossas ações como estudantes?

As IA Generativas (LLMs) têm tomado todas as atenções nos últimos anos, em parte pelas fascinantes aplicações no nosso dia a dia e em parte pelo potencial de geração de vantagem para as organizações.
Mas todo este potencial de uso individual e corporativo não pode fugir ao crivo da validação conceitual: diferente das IA tradicionais, em que o foco está na aprendizagem do modelo, as IA Generativas focam na criação de conteúdo (texto, imagem, vídeo, áudio) a partir da interpretação de prompts de comando em linguagem humana. Por mais atrativo que pareça, estes novos modelos guardar consigo uma dúvida: o quão capacitada está a IA para criar tal conteúdo?

O evento promoveu discussão e conhecimento em uma área que passará a ser mais estudada e debatida na Escola de Negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *